Importância do Projeto Estrutural em uma obra

Importância do Projeto Estrutural em uma obra

Você sabe o que é um projeto estrutural, conhece a importância do mesmo em uma obra? Então venha descobrir mais sobre esta etapa essencial na realização de construções.

É comum observamos obras realizadas sem a elaboração de um projeto estrutural, e, até mesmo sem um profissional capacitado para tal, porém, as consequências virão depois.

Muitas vezes essas construções podem sair mais caras, além disso, algumas obras não possuem a durabilidade que teriam se fossem executadas corretamente.

Portanto, confira em seguida os aspectos de um cálculo estrutural e a importância desta etapa em uma obra.

O que é um Projeto Estrutural?

Primeiramente, para entender a sua importância é necessário compreender o que constitui um projeto estrutural.

O Projeto Estrutural ou Cálculo Estrutural consiste no planejamento da construção, isto é, por meio dele o profissional especializado (normalmente o engenheiro) irá definir a quantidade, o dimensionamento e detalhamento dos elementos que deverão ser utilizados, como por exemplo: os elementos estruturais (pilares, vigas, lajes e fundações).

Aliás, o projeto estrutural leva em consideração alguns aspectos, tais como:

  • Projeto arquitetônico e hidráulico;
  • Laudo de sondagem do terreno;
  • Estudo topográfico do solo;
  • Características das construções vizinhas;
  • Caraterização do macroambiente da obra.

Desse modo será possível realizar uma obra dentro das normas, com o intuito de garantir uma construção segura, evitando também maiores gastos.

Além disso, através do projeto estrutural é possível estabelecer assim como prever certos aspectos da obra, tais como: comportamento dos elementos de sustentação da estrutura e possíveis deformidades ao longo de sua vida útil.

Portanto, dessa maneira é possível realizar cálculos com a finalidade de aumentar a durabilidade e segurança das obras.

Importância do Projeto Estrutural

Como dissemos anteriormente, o projeto estrutural é a base de uma obra, pois, configura o alicerce da estrutura.

Esse cálculo é responsável por estabelecer quais serão os melhores elementos para cada obra, assim como, a quantidade necessária de materiais.

Portanto, desse modo é possível realizar um orçamento e atender as exigências do cliente com um preço justo, garantindo economia em relação as despesas imprevistas ou gastos desnecessários.

Primordialmente, a elaboração do cálculo estrutural deverá contar não só com a presença de engenheiros como também dos arquitetos, dessa maneira o projeto estrutural executado será mais eficiente e seguro.

Ademais, é essencial que não apenas o projeto arquitetônico como também o projeto hidráulico sejam referência para a elaboração do projeto estrutural, desse modo todo o cálculo estará em conformidade com os demais projetos.

Vantagens do Projeto Estrutural em uma Obra

Os benefícios de realizar um projeto estrutural em uma obra são muitos, veja em seguida as principais vantagens:

  • Maior economia nos gastos com materiais (evitando despesas e imprevistos desnecessários no decorrer da construção);
  • Mais segurança (visto que previne muitos riscos, dois quais são calculados e evitados durante a realização do projeto estrutural);
  • Maior facilidade em obter o orçamento correto;
  • Mais rapidez na execução da obra (através da elaboração do projeto estrutural é possível evitar possíveis correções de estrutura ao longo da construção, eliminando o famoso “quebra-quebra”);
  • Aumenta a durabilidade da obra (prolonga a vida útil da construção).

Entretanto, quando o cálculo estrutural não é realizado, muitos problemas podem ocorrer em sua obra, como por exemplo:

  • Rachaduras em colunas e/ou vigas;
  • Deformações, fissuras e trincas em geral;
  • Afundamento de piso;
  • Desabamento/desmoronamento (tanto parcial quanto completo);
  • Queda de revestimentos, entre outros.

Em resumo, podemos dizer que a realização do projeto estrutural em uma obra é de extrema importância para o bom desenvolvimento da mesma, visto que possui inúmeras vantagens como por exemplo: tornar a conclusão da construção mais rápida e diminuir os gastos com despesas necessárias.

Portanto, antes de realizar qualquer obra contrate uma construtora e procure por profissionais capacitados para realizar o projeto estrutural de sua construção, garantindo desse modo um serviço de qualidade, que irá resultar em uma obra segura, econômica e durável.

Leave a Comment

Your email address will not be published.