Novas tecnologias na construção civil (2019/2020)

Novas tecnologias na construção civil (2019/2020)

QUER SABER QUAIS SÃO AS TECNOLOGIAS QUE ESTARÃO PRESENTES NA CONSTRUÇÃO CIVIL? LEIA JÁ E FIQUE POR DENTRO!

Estar atento as futuras tendências na construção civil, é sobretudo, primordial para aproveitar todos os benefícios das novas tecnologias, que aliás serão muitas previstas de 2019 para 2020. Portanto, para saber mais a respeito, continue lendo atentamente.

Certamente, o setor da construção civil é um dos maiores responsáveis pelo crescimento da economia, portanto, nada melhor que investir no futuro desta grande área através de novas tecnologias.

Sobretudo, essas novas tecnologias na construção civil representam o aperfeiçoamento das atuais técnicas utilizadas nesta área, representando sobretudo grande ganho para todos os envolvidos.

Quais serão as novas tecnologias adotadas até 2020?

  • Maior uso da tecnologia BIM
  • Utilização de Drones
  • Impressão 3D
  • Sensores em Equipamentos
  • Tecnologias nos Uniformes
  • Simuladores de Realidade Virtual

Maior uso da tecnologia BIM

A tecnologia BIM possibilita a integração entre os projetos de uma edificação, o que reduz os erros e omissões durante a execução de obras e permite que todas as modificações sejam alteradas de modo a atender as necessidades de todos os projetos em conjunto.

Como foi dito anteriormente, a utilização desta tecnologia é crucial para a qualidade dos projetos, e, estará cada vez mais sendo utilizada desde obras de pequeno porte até construções de grande extensão.

Já falamos aqui sobre sua importância anteriormente, clique aqui para saber mais a respeito.

Portanto, até 2020 seu uso será impulsionado, e, grande parte dos profissionais já estarão utilizando esta ferramenta como forma de melhorar os projetos.

Utilização de Drones

Os drones já são utilizados em vários setores, e, como foi observado que sua utilização permite ampliar a visualização vertical, esta tecnologia estará cada vez mais sendo usada nos canteiros de obras.

Não apenas como forma de supervisionar, como também para assegurar a correta execução e visualização de locais que são de difícil acesso.

Aliás, esta tecnologia garante mais facilidade e agilidade nas obras, e, sobretudo pode ser utilizado com inúmeras finalidades.

Impressão 3D

Largamente utilizado em outros setores primordiais para o desenvolvimento, como por exemplo na medicina, através da impressão 3D já foi possível até mesmo imprimir próteses.

E agora esta inovação tecnológica ganhará força na área da engenharia civil, não apenas na obtenção da ilustração de plantas e maquetes, como também na fabricação de algumas peças que auxiliarão o setor da engenharia.

Sensores em Equipamentos

Os sensores em equipamento já são utilizados em algumas máquinas, contudo, esta nova tecnologia ganha cada vez mais fôlego e será largamente utilizada no setor da construção civil para aumentar a supervisão das necessidades das máquinas e o seu correto uso em canteiros de obras.

Tecnologias nos Uniformes

Assim como os sensores em equipamentos, outra inovação serão as tecnologias vestíveis, que em outras palavras, são sensores dos quais podem ser utilizados nos uniformes dos funcionários, com o intuito de rastreá-los e garantir sua segurança quanto aos acidentes.

Simuladores de Realidade Virtual

Como forma de aumentar a segurança dentro da construção civil, cada vez mais os cursos e treinamentos serão aplicados.

Contudo, uma maneira de ampliar este treinamento será por meio do uso de simuladores da realidade virtual.

Assim, os funcionários poderão treinar como se estivessem operando máquinas pesadas, sem correr nenhum perigo, evitando desse modo os riscos de acidentes do trabalho e aumentando as percepções de risco dos colaboradores.

Conclusão

Em resumo, podemos dizer que a construção civil só tem a ganhar com a implementação de novas tecnologias, que permitirão maior desenvolvimento, influenciando diretamente na economia, visto que este setor exerce grande poder sobre a indústria em geral.

Além disso, com a utilização de novas tecnologias é possível aumentar a segurança dos funcionários de obras e construções, por conseguinte, muitos custos também serão reduzidos durante a execução da obra.

Sobretudo, a utilização de novas tecnologias permitirá cada vez mais a criatividade e versatilidade em relação as obras e construções.

Leave a Comment

Your email address will not be published.