planejamento de obras 4d. o que é ?

planejamento de obras 4d. o que é ?

O QUE É O PLANEJAMENTO DE OBRAS 4D ? DESCUBRA A SEGUIR ESSE IMPORTANTE PROCESSO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

O Planejamento e Controle de Obras (PCO) é essencial no setor da construção civil, e, o seu bom desenvolvimento influencia diretamente na qualidade da sua obra.

Nesse sentido, o Planejamento de Obras é representado por um conjunto de informações a serem desenvolvidas por um profissional capacitado, visto que necessita de dados precisos quanto a construção que será realizada.

Pois, por meio do PCO será estabelecido, aspectos como: dados e soluções construtivas, prazo da obra, produtividade das equipes, logística do canteiro de obras, e, entre outros.

Aliás, o orçamento de obras também será definido com base no planejamento, portanto, constitui uma etapa fundamental para execução da obra.

Observando a grande importância deste processo, cada vez mais tem sido adotadas técnicas com o intuito de aumentar a assertividade e agilidade do PCO.

Desse modo, uma das melhores alternativas que existe é o Planejamento de Obras 4D, que consiste em uma integração entre o cronograma de obra com os elementos do modelo tridimensional.

Como o Planejamento de Obras 4D é realizado?

Como dito anteriormente, com base no modelo tridimensional 3D, informações a respeito da logística são acrescidas.

Em outras palavras, cada elemento do modelo 3D trará dados e informações a respeito do tempo em que será realizado, isto é, de quando e por quanto tempo será construído.

Dessa forma o software BIM é utilizado para compatibilizar todas essas informações integradas ao modelo 3D.

Por conseguinte, temos como resultado o Planejamento de Obras 4D, do qual reúne a estimativa de construção, o cronograma e o gerenciamento de projetos.

Já falamos anteriormente sobre a importância da Compatibilização de Projetos BIM, do qual é crucial para o bom andamento de uma obra nos dias de hoje, se quiser saber mais a respeito, clique aqui.

Quais as vantagens em realizar o Planejamento de Obras 4D?

As vantagens em realizar o Planejamento de Obras 4D são inúmeras, veja em seguida os principais benefícios:

  • Simulação do espaço físico
  • Análise de Custos
  • Definição do Plano de Ataque da Obra
  • Monitoramento entre o planejado e executado
  • Acompanhamento do avanço físico de cada etapa
  • Previsão de Situações de Risco
  • Facilidade de Compreensão
  • Marketing
Simulação do espaço físico

Com este tipo de projeto é possível simular situações do espaço físico, e escolher as melhores opções para deslocamento dentro obra e logística, permitindo maior controle e organização do espaço ou canteiro de obras.

Análise de Custos

O Planejamento de Obras 4D permite a integração com o cronograma financeiro, desse modo é possível extrair quantitativos exatos de acordo com as fases em que o projeto se encontra, garantindo maior agilidade e disponibilizando dados para o desenvolvimento de orçamentos e relatórios financeiros mais precisos.

Definição do Plano de Ataque da Obra

Com o projeto em 4D é possível definir o melhor plano de ataque para obra, organizando todas as fases de desenvolvimento de acordo com as necessidades da obra.

Monitoramento entre o planejado e executado

Este tipo de projeto oferece a visualização e comparação entre o que está planejado, o que já foi executado e aquilo que ainda precisa ser realizado.

Acompanhamento do avanço físico de cada etapa

É possível visualizar em tempo real na tela do computador todo o andamento da obra, acompanhando desse modo o avanço de cada etapa.

Previsão de Situações de Risco

Através do planejamento de obras em 4D é possível minimizar os riscos na obra, visto que, por meio deste é possível simular as situações e observar soluções para situações críticas.

Desse modo os riscos em relação aos caminhões durante o transporte de materiais, assim como equipamentos e outras máquinas podem ser minimizados, promovendo uma maior segurança para os profissionais envolvidos.

Facilidade de Compreensão

O projeto em 4D permite que tudo seja entendido mais facilmente, pois, todas as informações estão integradas aos detalhes e imagens, tornando a construção de fácil entendimento para qualquer pessoa que visualizá-la.

Marketing

Além de todas as vantagens em relação as técnicas e desenvolvimento na obra, o marketing também é um dos benefícios relacionados a adoção deste tipo de projeto.

Pois, os projetos em 4D também servem como amostra do alto nível tecnológico utilizado, permitindo uma melhor apresentação para clientes e investidores.

Em resumo podemos dizer que obras realizadas com o Planejamento de Obras 4D oferecem um diferencial, pois, resultarão em obras mais organizadas, seguras e econômicas.

Leave a Comment

Your email address will not be published.